Aprenda a configurar URL’s amigáveis no Joomla

Hoje vamos falar mais uma vez do Joomla, gerenciador de conteúdo utilizado por muitos portais na internet. Vamos aprender a configurar as URL’s de maneira que elas fiquem otimizadas tanto para o usuário quanto para os mecanismos de busca.

Estamos acostumados a utilizar as URL’s por padrão do Joomla  com a forma de index.php?option=com_content&view=article&id=26:encontro-de-artes&catid=11:cultura&Itemid=2 pela leitura da URL você pode identificar que o endereço acima exibe o artigo que possui id 26 na tabela ‘jos_content’ do CMS Joomla.

É óbvio que este tipo de URL é impossível para um usuário memorizar, consequentemente não é uma URL boa para se fazer o SEO de um site em Joomla.

Vejamos um formato de URL amigável no Joomla:

site-pagina/sobre.html

Veja como é bem mais fácil de um usuário gravar o endereço além é claro de tornar a URL muito mais curta.

Uma boa notícia é que o Joomla por default dá suporte a URLs amigáveis, não sendo necessário a instalação de extensões de terceiros.

Vejamos como configurar:

Para você fazer uso das URL’s amigaveis, necessitamos apenas renomear o arquivo htacess.txt que está localizado no diretório raiz da sua instalação do Joomla, para isso vai precisar acessar o servidor onde estão armazenados os arquivos do Joomla utilizando programa de FTP.

Após encontrar, renomeie para .htacess  e habilite o modulo mod_rewrite do Apache, para isso acesse o administrator e clique em configuração global.

Agora marque as opções como mostra a figura abaixo, visualize as mudanças no seu site.

Para exibir o sufixo em html, marque a última opção sim em “Adicionar sufixo às URLs”. Pronto, suas URLs estão configuradas.

Posts Relacionados

Comentario (1)

  1. Pingback: Dicas para criar sites mais fáceis de navegar | Construo Seu Site

Deixe um Comentario