Como é o funcionamento dos motores de busca?

Uma coisa que devemos deixar bem claro que você precisa saber sobre SEO é que os motores de busca não são seres humanos. Embora isso possa ser óbvio para todos, as diferenças entre o modo como os seres humanos e motores de busca visualiza páginas da Web não são da mesma forma.

Ao contrário dos humanos, os motores de busca são texto-driven. Embora a tecnologia avança rapidamente, motores de busca estão longe de serem criaturas inteligentes que podem sentir a beleza de um design legal ou apreciar os sons e movimento no cinema.

Em vez disso, os motores de busca indexa a Web, olhando para itens de um determinado site (textos principalmente) para ter uma ideia de que assunto se trata o site.

Esta breve explicação não é mais preciso porque, como veremos a seguir, os motores de busca realizam diversas atividades, a fim de fornecer resultados de pesquisa – indexação, processamento, cálculo de relevância.

Primeiro, os motores de busca indexa a Web para ver o que está lá. Essa tarefa é realizada por pedaço, chamado de rastreador “crawler” ou uma Spider “aranha” (ou Googlebot, como é o caso do Google). Spiders segue os links de uma página para outra fazendo Índice de tudo que encontram em seu caminho.

Tendo em conta o número de páginas na Web  ( são mais de 20 mil milhões), é impossível que um crawler visite apenas um site por dia só para ver se uma nova página já apareceu ou se uma página já existente foi modificada.

Às vezes, rastreadores não visitam o seu site por um mês ou dois, por isso durante este tempo os esforços de SEO não será recompensado.  Mas não há nada que você possa fazer sobre isso, a não ser deixar quieto. O que você pode fazer é verificar o que o rastreador vê em seu site. Como já mencionado, indexadores não são seres humanos e eles não veem imagens, filmes Flash, JavaScript, frames, páginas protegidas por senha e diretórios, assim se você tiver toneladas destes em seu site, é melhor você correr e simular uma maneira do site alimentar as informações para o buscadores de maneira correta.

Se essas informações não são visíveis, eles não serão spidered, não indexados, não processados, etc – em uma palavra que será inexistente para os motores de busca.

Posts Relacionados

Comentario (1)

  1. Pingback: Planejamento para montar um site! Criação de Sites RJ - Rio de Janeiro | Construo Seu Site

Deixe um Comentario