Desativando Comentários no WordPress

spam WordPress

Você está cansado dos insistentes spams de comentários que chegam todos os dias a sua caixa de entrada?

Mesmo após a ativação do plugin Askimet, eles continuam atacando sua caixa de e-mail?

Vejamos como acabar de vez com spam no WordPress.

Quando você inicia um blog WordPress é natural que com o passar do tempo, o tráfego do blog aumente gradativamente e por consequência começam a chegar as inúmeras notificações de comentários na caixa de e-mail.

Em algumas situações esses comentários vêm de todos os cantos em diferentes idiomas. É um verdadeiro saco receber todos os dias centenas e centenas desses comentários disseminando propagandas sem autorização.

Com a utilização do plugin Askimet, os comentários detectados como “SPAM” tem suas mensagens desviada automaticamente para a caixa de armazenamento de spam do plugin.

Por precaução é indicado que você faça uma análise para verificar se é de fato somente spam que o plugin coletou.

Se você gostaria de tomar uma atitude mais drástica contra os SPAM no WordPress e eliminar de vez sem a necessidade de instalação de qualquer plugin, então acompanhe todo o conteúdo até o final.

Como Remover SPAM no WordPress?

Há uma medida considerada “radical” que você pode usar para evitar os benditos spams. Nesse caso, seria a remoção do formulário de comentários do blog WordPress.

Você pode esta realizando essa alteração, editando o arquivo comments.php que fica no diretório do tema que você está utilizando.

Em algumas ocasiões quando monto um website para o cliente que não necessita utilizar a área blog, eu faço a desativação dos comentários através desse procedimento.

Além de editar o comments.php do tema, você poderá remover referências ao include dele no arquivo index.php e single.php (pode ser diversificado em outros temas).

Realizando essas modificações você já tem um bom combate ao SPAM.

Removendo SPAM de Vez do WordPress

Outra medida de segurança para evitar que os bots achem blogs para se alastrar, seria a remoção do arquivo wp-comments-post.php da pasta raiz do seu WordPress.

Lembre-se de fazer um backup caso queira restaurar o arquivo por algum problema ou decida utilizá-lo no futuro.

Este arquivo tanto recebe, como trata os dados dos comentários enviados, usando queries SQL diferente.

Eu não removeria comentários. Na minha opinião, eles são vistos de forma positiva para a popularidade do site e ainda geram textos para o Google indexar.

Eu aconselho a remoção dos comentários somente em páginas estáticas que usam o WordPress, que na minha opinão não teria sentido algum o uso de comentário nela.

SPAM Prejudica o Desempenho do WordPress?

Lembrando que em alguns casos, o spam pode até mesmo prejudicar o desempenho do seu servidor.

Tem relatos de pessoas que trabalham com WordPress que tiveram seus sites bloqueados pelo consumo excessivo de processamento causado pelo SPAM.

Pode acontecer em qualquer serviço de hospedagem, principalmente se você utiliza hospedagem compartilhada.

EVITANDO O RETORNO DO ERRO 404

Se não quiser que o wp-comments-post.php retorne o erro 404 por deixar de existir em sua hospedagem, você pode editar o arquivo e deixá-lo simplesmente vazio!

Através de uma pesquisa realizada, tive a informação de que não aconteceria nenhum problema com o funcionamento do WordPress.

Caso você se arrependa, pode restaurar o arquivo extraindo-o da mesma versão do WordPress que você utiliza.

Você está cansado dos insistentes spams que chegam todos os dias as suas caixas de entrada, mesmo utilizando o plugin Askimet postado um tempo atrás aqui no site. Os spams tem suas mensagens desviada para a caixa de armazenamento de Spam do plugin Askimet.

Há algumas medidas considerada radical que você pode usar para evitar os benditos Spans, uma delas seria a remoção do formulário de comentários para o seu blog WordPress. Isso é feito editando o arquivo comments.php do diretório do tema em uso. Quando monto um site para um cliente, geralmente eles pedem para desativar os comentários. Além de editar o comments.php do tema, você poderá remover referências ao include dele no arquivo índex.php e single.php (pode ser diversificado em outros temas).

Uma outra medida para evitar os bots que procuram os blogs para se alastrar, seria a remoção do arquivo wp-comments-post.php da pasta raiz do seu WordPress, lembrando a você fazer um backup caso queira restaurar ele por algum problema. Este arquivo tanto recebe, como trata os dados dos comentários enviados usando queries SQL diferente.

Eu não removeria comentários, em minha opinião eles são bons para a popularidade do site e ainda geram textos para o Google indexar. Eu aconselho a remoção dos comentários em páginas estática que usam o WordPress, mas que não teria sentido algum o uso de comentário nela. Lembrando que em alguns casos os Spams podem até mesmo prejudicar o desempenho do seu servidor, como aconteceu comigo e a conta foi bloqueado alegando envio de SPAM.

Se não quiser que o wp-comments-post.php retorne um erro 404 por deixar de existir, você pode deixar o arquivo vazio.

Através de pesquisa tive a informação de que não aconteceria nenhum problema com o funcionamento do WordPress. Se você se arrepender, pode restaurar o arquivo extraindo-o do zip da mesma versão do WordPress.

Comentarios (7)

    • Camila Guedes,
      Você tem 2 formas para remover os comentários:
      1ª na página que você quer que o comentário não apareça, edite a página e role a barra de rolagem do navegador até encontrar a opção “Discussão” e desmarque “Permitir comentários”.

      2ª esta opção é para remover de vez os comentários de qualquer página que seja, apenas das páginas! Nos posts os comentários ainda continuaram.
      Edite o arquivo page.php do seu tema atual, no painel de controle do seu WordPress clique em “Aparência” e escolha “Editor” selecione o arquivo “page.php” e procure a linha referente ao comentário e apague.

  1. Pingback: Prevenção de SPAM no Wordpress com o Plugin Askimet | Construo seu Site

  2. Certo, porém, e como remover a tal linha? onde está essa linha? Obs. Já avisando que não existe a tal pasta “wp-includes”… !!

    • João,
      Você pode utilizar o plugin Askimet.

      Todo o WordPress tem a pasta wp-includes. Porém as instruções não são para essa pasta, mexe nos arquivos do diretório do template que você está utilizando atualmente.

      Caminho wp-content/themes/

      Ou então remover de vez do WordPress eliminando o arquivo wp-comments-post.php da pasta raiz da instalação.

Deixe um Comentario