Foi aprovado o uso de qualquer extensão de domínio na internet

Com essa decisão tomada agora você vai poder registrar qualquer extensão que vier a cabeça no final do endereço das páginas, substituindo o .com, .com.br, .net entre outros.
Segundo as informações vindas do olhar digital, uma reunião feita em cingapura nesta segunda-feira dia (20/06) pela ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) tomou uma decisão que deve afetar drasticamente a internet.
O órgão aprovou o aumento no número das atuais 22 extensões de domínio – chamadas de DPN (domínio de primeiro nível) –, que incluem ‘.com’, ‘.com.br’, ‘.net’ e ‘.org’, entre outros. Com a mudança, praticamente qualquer palavra poderá ser utilizada ao final de um endereço na web.

No comunicado oficial, o órgão explica que o objetivo é dar mais liberdade para que empresas, organizações ou pessoas criem seus próprios domínios. Além disso, isso mudará a forma como as pessoas buscam as informações na internet.

“A decisão de hoje vai abrir uma nova era na internet”, informa o presidente do conselho da ICANN, Peter Dengate Trush, no comunicado oficial da mudança. “Nós estamos oferecendo uma plataforma para uma nova geração de criatividade e inspiração”, acrescenta.

O órgão informa ainda que a decisão foi tomada após muitos anos de discussões com a comunidade da internet, grupos de empresas e governos.

Em breve, a ICANN vai iniciar uma campanha global com o intuito de divulgar essa mudança nas regras de domínio da internet. Os interessados em novas extensões poderão cadastrá-las entre janeiro e abril de 2012.

Durante uma entrevista ao Olhar Digital, realizada em janeiro de 2010, representantes da ICANN detalharam a intenção de expandir os registros mundiais de domínio. No entanto, destacaram que o investimento para as empresas que quiserem gerir um novo domínio é alto. Além de uma taxa anual de US$ 25 mil, têm de montar uma estrutura robusta, com vários servidores para dar conta da demanda.

Posts Relacionados

Deixe um Comentario