Fotos com milhões de Megapixels com o Gigapan

Muito boa essa matéria que tirei do site Olhar digital, acompanhe o vídeo e veja a resolução impressionante que chega as imagens.

Acesse o Gigapan

Localize a foto citada no vídeo do motoboy

Se você é do tipo que adora uma foto e já fica contente com aquelas comuns, tiradas em aniversários ou viagens, então pode ter certeza que ficará impressionado com uma nova maneira de registrar os momentos bacanas: é a Gigapan, um sistema feito sob medida para tirar fotos gigantes. É como se a sua câmera tivesse capacidade para capturar milhões de megapixels e registrasse detalhes mínimos à sua frente.

A Gigapan é, na verdade, um monte de fotos tiradas ao mesmo tempo e coladas por um software próprio. Elas, juntas, formam uma única imagem, gigante. Um simples tripé sustenta o cérebro do sistema. Aqui, nesses botões, o fotógrafo define a abrangência da foto que ele quer tirar, ou seja: onde a imagem vai começar e onde ela vai terminar. Tudo é definido por meio de ângulos pré-determinados, além da abertura e exposição da lente da câmera. Quando a programação está completa, basta acionar um botão e a câmera sai fotografando tudo o que foi selecionado.

“Tem dois modelos do Gigapan. Tem um modelo que é para câmera caseira, mas você também pode fazer com câmeras mais profissionais que tem um zoom mais potente. Quanto mais potente for o seu zoom, quanto mais potente for a sua objetiva, mais impressionante vai ficar a foto”, diz Wagner Martins

É possível clicar até mil fotos para formar uma única imagem, mas esse número varia de acordo com o tamanho da imagem que você programou. Quanto mais fotos e melhor for sua câmera, mais detalhes você conseguirá. E não vá achando que este tripé especial e o software da Gigapan têm preços de outro mundo, pelo contrário. Os fabricantes tiveram sempre o usuário final em mente durante o desenvolvimento do produto, seja pelo preço do aparelho, seja pela facilidade de manuseá-lo.

“A versão mais simples, acho que custa US$ 300 e a versão que a gente comprou que é um pouco mais robusta para suportar um peso de uma câmera profissional custa US$ 500”, afirma Wagner Martins.

E é lógico que nós resolvemos experimentar o equipamento. Fomos até o terraço do prédio do Banespa, no Centro de São Paulo, e posicionamos a GigaPan para tirar uma foto panorâmica da cidade. E se você é do tipo que adora passar tempo em frente ao computador, preparamos uma brincadeira. Um integrante da nossa equipe, ficou tomando canseira lá embaixo, segurando o banner do Olhar Digital para sair bonito na foto! Quer achá-lo no meio da multidão? Então clique no link acima e procure-o na foto. Você também terá acesso a um portal com várias fotos gigantes para você se divertir. Corre lá!

Posts Relacionados

Deixe um Comentario